SPEAK Castelo Branco
Descrição do Projeto:
O SPEAK Castelo Branco é um franchising social do SPEAK Social. Em Castelo Branco, este projeto, conta com 3 fundadoras: Clara Aidos, Daniela Barreto e Filipa Cardoso. O projeto SPEAK tem como objetivo a integração de migrantes e refugiados através de grupos de línguas informais e eventos culturais.
O projeto funciona com buddies, participants e ambassadors. Buddies são voluntários que disponibilizam o seu tempo para ensinar uma língua em que são fluentes e os participants pode ser qualquer pessoa que deseje aprender uma língua e conhecer pessoas numa nova cidade. Os ambassadors são pessoas que disponibilizam o seu tempo para organizar eventos culturais. Desta forma, o público alvo do projeto é muito variável, no entanto os beneficiários são os migrantes e refugiados.
Este projeto baseia-se em fatores que respondem diretamente a dois objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, nomeadamente:
Objetivo 4 – Educação de qualidade: “Garantir o acesso à educação inclusiva de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
Objetivo 10 - Reduzir as Desigualdades: ao “Empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra”.