2ª Edição | IMPACT BOOTCAMP SOCIAL IN
2ª EDIÇÃO
IMPACT BOOTCAMP SOCIAL IN
powered by
IES - Social Business School - a maior escola de empreendedorismo social do país
A iniciativa iniciou-se na incubadora Social IN, com a presença do Presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, Arnaldo Braz e do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que deram as boas-vindas aos/às participantes, incentivando-os/as a absorverem todos os conhecimentos transmitidos nesta formação intensiva do IES, em prol da consolidação de projetos sociais de impacto.
A iniciativa organizou-se em 10 sessões temáticas, identificação de um problema social, encontrar uma solução sustentável com impacto e geradora de valor, para que de forma clara e objetiva, pudessem ser apresentadas no final da iniciativa ao painel de júri.
Os 6 projetos de empreendedorismo e inovação social criados foram:
- Bem Saber, Bem Viver – Centrado no envelhecimento ativo, este projeto pretende fomentar a participação da população sénior na vida ativa diária, nomeadamente nas dinâmicas e iniciativas já existentes, através de diagnósticos de necessidades e intervenção nas comunidades.
- Humor com Cor – Este projeto, pretende, através do humor, promover a inclusão da comunidade LGBTI, desconstruindo tabus e preconceitos associados, através de espetáculos de Stand UP.
- DG – De forma a promover a igualdade de género, este projeto pretende dinamizar atividades que despertem o sentido critico dos/as jovens, colocando-os/as em situações de desigualdade.
- Impacto Social – Através de um contentor móvel, este projeto pretende disromper organizacionalmente o ambiente dos locais de trabalho, minimizando o estado de dormência dos/as trabalhadores/as, através de estimulações sensoriais.
- Alternative View – Centrado no excesso de consumo de água, este projeto pretende, junto da comunidade estudantil, promover jogos de sensibilização e consciencialização, através de um programa dinâmico aos estabelecimentos de ensino.
- Pensos, logo existo – Este projeto pretende minimizar a dificuldade financeira que muitas jovens têm ao adquirir produtos de higiene íntima, através da criação de pensos higiénicos reutilizáveis.
Esta iniciativa possibilitou ainda um momento de inspiração com o projeto Social +, sediado na Social IN – Incubadora Social de Castelo Branco, que presta serviços de Consultoria Social, direcionados à população idosa, com o objetivo de promover a sua qualidade de vida, com a elaboração de diagnósticos sociais e planos de intervenção adaptados; e da 55+, que tem como objetivo a prevenção da solidão e a inatividade de todos/as aqueles/as com mais de 55 anos de idade, proporcionando-lhes uma vida ativa através da prestação de serviços de qualidade e confiança nos bairros.
O final da iniciativa contou com a apresentação dos pitch a um painel de jurados/as, especializados/as na área do empreendedorismo: Alexandra Neves – representante regional da zona Centro da Portugal Inovação Social; Nuno Caseiro, docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco; e Ana Marques, representante do CEI - Centro de Empresas Inovadoras;
Foram três dias de aprendizagem intensiva, troca de conhecimentos e muita diversão.
Os 6 projetos da iniciativa continuarão agora com o apoio e mentoria na nossa Incubadora Social.