Beira Baixa com Energia

Beira Baixa com Energia encerra segunda fase com ideias inovadoras para um futuro sustentável
O evento Beira Baixa com Energia, promovido pela Fundação EDP em parceria com a EDP, a ALAD | Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, através da Incubadora Social IN, e a Universidade de Évora, concluiu mais uma fase com um balanço extremamente positivo.
No dia 26 de fevereiro, os grupos vencedores da primeira fase subiram ao palco para apresentar as suas soluções inovadoras a um painel de jurados. Duas ideias foram premiadas e seguem agora para a implementação, dando mais um passo rumo a um futuro energético mais sustentável.
O grande vencedor foi o projeto "Pedalar Energia 48", uma iniciativa que une inclusão energética e conscientização sobre o uso sustentável da eletricidade. Para responder à carência energética em comunidades desfavorecidas, o projeto propõe uma maratona solidária de 48 horas, onde participantes pedalam bicicletas equipadas com geradores para produzir energia. Além de oferecer uma alternativa energética, a iniciativa fortalece o espírito de comunidade e solidariedade. Como prémio, a equipa vencedora recebeu uma estadia de duas noites no Floating Álvaro, na aldeia de Álvaro.
Em segundo lugar, ficou o projeto "Energia Criativamente Aquecida", focado na redução do consumo energético e dos custos de aquecimento em residências estudantis. A proposta inclui a implementação de sistemas para ajuste remoto dos aquecedores e aumentando a eficiência energética e reduzindo o impacto ambiental. Os membros da equipa foram premiados com um passeio de barco 100% elétrico em Vila Velha de Ródão.
Mais do que uma competição, o evento foi um espaço de criatividade e colaboração, incentivando os/as jovens a desenvolverem soluções inovadoras para os desafios do setor energético. A iniciativa reforça o compromisso com uma transição energética justa e inclusiva, mobilizando novas gerações para um futuro mais sustentável.







