A sustentabilidade é um pilar fundamental da nossa missão.
Com o apoio da Fundação EDP, integramos o eixo de Transição Energética Justa, assegurando que a migração para fontes de energia sejam mais limpas, equitativas, acessíveis e geradoras de impacto positivo nas comunidades. A nossa abordagem centra-se na criação e implementação de soluções inovadoras que promovam um futuro mais sustentável, com práticas ecológicas, de economia circular e energias renováveis.
Oportunidades para Empreendedores Sociais
Se és um empreendedor/a social e pretendes transformar a tua ideia num projeto sustentável, a Incubadora Social IN oferece:
- Mentoria especializada e apoio na estruturação de iniciativas sustentáveis;
- Eventos e iniciativas para a promoção da inovação social;
- Networking com especialistas, investidores projetos do setor.
Oportunidades para Empresas
As empresas podem desempenhar um papel fundamental na transição energética justa e na promoção da inovação social. Como parceiros da Incubadora Social IN, a organização pode:
- Criar impacto social e ambiental positivo;
- Participar em programas de inovação e responsabilidade social corporativa;
- Apoiar empreendedores/as sociais e soluções sustentáveis.
Pilares Estratégicos de Atuação
Impulsionar a Inovação Social
- Construção de espaços de co-criação de soluções sustentáveis;
- Dinamização de sessões de mentoria a projetos sociais e ambientais, capacitando empreendedores/as com ferramentas e conhecimentos especializados;
- Organização de "Conversas de Impacto", encontros online com periodicidade bimensal, que reúnem especialistas, empreendedores/as e investidores que partilham experiências e boas práticas de inovação social;
- Promoção de "Calls" para empreendedores/as na área da sustentabilidade, com programas de aceleração para maximizar o impacto das soluções.
Promover o Conhecimento
- Dinamização de workshops escolares focados na sustentabilidade e na transição energética justa, incentivando as novas gerações a serem mais conscientes e ativas na construção de um futuro sustentável;
- Promoção de ações de sensibilização de diferentes públicos.
Reforço das Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável
- Criação de ligações entre os seguintes setores: académico, público, privado e da economia social;
- Colaboração com as empresas e com os investidores sociais, dando suporte técnico a projetos de impacto positivo promovendo sinergias de sustentabilidade.
Porquê uma Transição Energética Justa?
A transição para um modelo energético mais sustentável não deve aprofundar desigualdades socioeconómicas. Pelo contrário, esta mudança representa uma oportunidade para fomentar a inclusão social, criar novos postos de trabalho e reduzir a pobreza. Acreditamos que sustentabilidade e impacto social devem caminhar lado a lado para garantir uma economia mais equitativa e ecologicamente responsável.